Por Juliana Valente
Nas últimas décadas, vem se observando importante progresso no desenvolvimento de intervenções preventivas ao uso de drogas baseadas em evidências científicas, entretanto em muitos locais ainda é frequente a implementação de práticas de prevenção sem evidências de efetividade. Por essa razão, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA) publicou recentemente o “Currículo Europeu de Prevenção”, que é um manual que fornece uma introdução à Ciência da Prevenção e apresenta uma sistematização de teorias, princípios e estratégias para a implementação de práticas preventivas baseadas em evidências científicas.
O manual foi desenvolvido a partir dos “Standards europeus de qualidade em prevenção do consumo de droga”, publicado pelo EMCDDA em 2011, com o objetivo inicial de servir de material didático para profissionais do campo da prevenção. Todavia, o material também tem o objetivo orientar, prestar apoio e instrumentalizar gestores, líderes de opinião e responsáveis políticos que trabalham com prevenção ao uso de drogas.
O Manual foi publicado em 8 línguas (incluindo o português) e está dividido em duas grandes seções e 10 capítulos. A seção 1 abrange conceitos gerais da Ciência da Prevenção, tais como epidemiologia do uso de drogas, principais fundamentos, intervenções e políticas de prevenção baseadas em evidências, assim como monitorização e avaliação. A seção 2 trata das abordagens de prevenção em diferentes contextos, como a família, escola, local de trabalho, ambiental, mídia, comunidade e advocacy para a prevenção.
Comments