Estudo publicado na Nature investiga o papel dos pais na saúde e bem-estar de jovens

por Juliana Valente


Recentemente foi publicado na Nature, revista de alto impacto internacional, um estudo robusto e de excelente qualidade metodológica que acompanhou, ao longo de vários anos, um grupo de quase 14 mil sujeitos para investigar o impacto dos estilos parentais (modo como os pais educam seus filhos) sobre vários aspectos da saúde e bem-estar dos jovens. 


As principais conclusões deste estudo foram:

1. Os sujeitos que relataram terem um relacionamento familiar satisfatório foram os mesmos a apresentar um maior bem-estar emocional, menor risco de doença mental, transtornos alimentares, excesso de peso ou obesidade e uso de maconha.

2. Os filhos de pais que apresentam um estilo educacional chamado de autoritativo (estilo que combina suporte afetivo e disciplina) e relataram o hábito de jantarem frequentemente com seus pais têm mais chances de se sentirem bem emocionalmente, menor chances de apresentarem sintomas depressivos, menor risco de comerem em excesso e de se envolverem em comportamentos sexuais de risco.


Este estudo demonstra, em primeiro lugar, a relevância do papel da educação dada pelos pais no desenvolvimento dos filhos. Em termos de políticas públicas, estes achados sinalizam para a importância de se canalizar os investimentos para programas que trabalhem para a melhoria das habilidades parentais como forma de promover o bem-estar e a saúde da população em geral. 

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41562-019-0602-x

Copyright © 2019. Todos os direitos são reservados ao Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas (Previna). O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.