top of page

Estudo publicado na Nature investiga o papel dos pais na saúde e bem-estar de jovens

por Juliana Valente


Recentemente foi publicado na Nature, revista de alto impacto internacional, um estudo robusto e de excelente qualidade metodológica que acompanhou, ao longo de vários anos, um grupo de quase 14 mil sujeitos para investigar o impacto dos estilos parentais (modo como os pais educam seus filhos) sobre vários aspectos da saúde e bem-estar dos jovens. 


As principais conclusões deste estudo foram:

1. Os sujeitos que relataram terem um relacionamento familiar satisfatório foram os mesmos a apresentar um maior bem-estar emocional, menor risco de doença mental, transtornos alimentares, excesso de peso ou obesidade e uso de maconha.

2. Os filhos de pais que apresentam um estilo educacional chamado de autoritativo (estilo que combina suporte afetivo e disciplina) e relataram o hábito de jantarem frequentemente com seus pais têm mais chances de se sentirem bem emocionalmente, menor chances de apresentarem sintomas depressivos, menor risco de comerem em excesso e de se envolverem em comportamentos sexuais de risco.


Este estudo demonstra, em primeiro lugar, a relevância do papel da educação dada pelos pais no desenvolvimento dos filhos. Em termos de políticas públicas, estes achados sinalizam para a importância de se canalizar os investimentos para programas que trabalhem para a melhoria das habilidades parentais como forma de promover o bem-estar e a saúde da população em geral. 

 
bottom of page