top of page

Estudo Revela: Início Precoce do Consumo de Álcool Aumenta Significativamente o Risco de Transtorno por Uso Álcool na Juventude

O consumo de álcool entre jovens é uma preocupação global, e um novo estudo realizado na Suécia traz luz sobre os riscos associados ao início precoce do uso de bebidas alcoólicas. Segundo a pesquisa, publicada recentemente no periódico Journal of Adolescent Health, adolescentes que começam a beber antes dos 16 anos têm uma probabilidade significativamente maior de desenvolver Transtorno por Uso de Álcool (TUA) em comparação com aqueles que iniciam o consumo mais tarde.


A pesquisa seguiu 5.541 adolescentes de 15 a 18 anos entre 2017 e 2019. Os resultados mostraram que 36,3% dos adolescentes que iniciaram o consumo de álcool antes dos 16 anos preenchiam critérios diagnósticos para TUA, enquanto essa taxa foi de 23,1% entre aqueles que começaram a beber mais tarde. O estudo também revelou que a gravidade do TUA foi consistentemente maior no grupo de início precoce, com uma prevalência cerca de 50% maior em todas as dimensões de severidade, em comparação com o grupo de início tardio. 



Os resultados desse estudo destacam que a idade de início do uso de álcool é um fator de risco robusto para o desenvolvimento de problemas relacionados ao uso de álcool. Fato que reforça a importância de políticas públicas que retardem o início do consumo de álcool entre jovens, bem como a necessidade de intervenções preventivas focadas nessa faixa etária. Os autores ressaltam que os resultados desse estudo questionam a visão tradicional de que os problemas relacionados ao consumo de álcool resultam de anos de consumo prejudicial. 


A mensagem é clara: Começar a beber cedo aumenta os riscos de ter problemas com o uso de álcool no futuro. Sendo assim, retardar o consumo de álcool por adolescentes é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de transtornos por uso de álcool no futuro bem como seus prejuízos associados. 


Fonte: Raninen, J., Callinan, S., Gmel, G., Brunborg, G. S., & Karlsson, P. (2024). Age of Onset and DSM-5 Alcohol Use Disorder in Late Adolescence–A Cohort Study From Sweden. Journal of Adolescent Health.

Comments


bottom of page