O relatório global sobre o status do álcool, saúde e tratamento dos transtornos por uso de substâncias apresenta uma visão abrangente do consumo de álcool, dos danos relacionados ao álcool e das respostas políticas, bem como das capacidades de tratamento para transtornos de uso de álcool e outras drogas em todo o mundo.
O relatório é baseado em dados coletados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) dos Estados Membros e organizados de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.5, que convoca os países a fortalecerem “a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas narcóticas e o uso prejudicial de álcool”.
O capítulo sobre álcool e saúde continua a série de relatórios globais da OMS e apresenta os dados mais recentes disponíveis sobre o status e as tendências no consumo de álcool, bem como estimativas da carga de doença atribuível ao álcool e descrições das respostas políticas em todo o mundo. Com base em dados coletados sobre o tratamento dos transtornos de uso de substâncias nos diversos países, o relatório descreve o status dos componentes-chave das respostas de tratamento para transtornos de uso de álcool e drogas.
Além disso, propõe um novo índice de capacidade de serviço para esses transtornos como um indicador contextual adicional para monitorar o progresso neste domínio do objetivo de saúde ODS 3.5. O relatório conclui com direções amplas para a ação internacional visando acelerar o progresso em direção ao alcance do objetivo de saúde ODS 3.5.
Para ler o documento na íntegra, acesse https://www.previna.info/politicas-publicas-para-alcool.
Commentaires