Programa islandês contra drogas foi apresentado em audiência pública

por Valdemir Ferreira Júnior


O Programa islandês contra drogas "Juventude na Islândia" foi apresentado a ministros em audiência pública na última quarta-feira, 04 de setembro de 2019.



A juventude da Islândia, que há 20 anos aparecia entre as que mais bebiam na Europa, ocupa hoje o primeiro lugar no ranking europeu sobre adolescentes com um estilo de vida saudável. "A taxa de meninos de 15 e 16 anos que consumiram grande quantidade de álcool no último mês caiu de 42% em 1998, para 5% em 2016". Já o índice dos que haviam consumido maconha alguma vez passou de 17% para 7%, e o de fumantes diários de cigarro despencou de 23% para apenas 3%.

Os preceitos do programa já estão sendo exportados para outros países — em 2006, foi criado o Youth in Europe (Juventude na Europa), seguindo o mesmo método islandês para prevenção no uso de substâncias. Itália, França, Portugal e Espanha são alguns dos países que já participam do projeto, mesmo que ainda em fase inicial.


Assista a audiência na íntegra


Fonte: Agência Senado

Copyright © 2019. Todos os direitos são reservados ao Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas (Previna). O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.