Copyright © 2019. Todos os direitos são reservados ao Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas (Previna). O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.

Equipe

Coordenadora

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. Sou um ótimo lugar para você contar sua história.

Doutorado

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  Psiquiatra do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM. Mestrado e Doutorado (em andamento) pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Academia Americana para Transtornos Alimentares (Academy for Eating Disorders - AED). Sua pesquisa de doutorado envolve a avalição dos efeitos moderadores de sintomas psiquiátricos no efeito do programa #Tamojunto 2.0 na prevenção do uso de drogas.

Nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen) e mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente realiza doutorado em Saúde Coletiva na UNIFESP, tento como principal linha a pesquisa o efeito de programa de prevenção escolar em aspectos da imagem corporal, transtornos alimentares e uso de drogas. Realiza atividades gerenciais de projeto de pesquisa em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UNIFESP.

Licenciado em antropologia social pela Universidade Autônoma do Estado de Morelos, México; Mestre em Saúde Pública e Epidemiologia pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do México e atualmente é doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo, participando de programa PAEC-OEA. Trabalhou como professor universitário lecionando em disciplinas de estatística básica, introdução à Antropologia e metodologia qualitativa para alunos de Antropologia Social. Os temas que tem trabalhado como pesquisador são: migração e saúde, discriminação a grupos vulneráveis, HIV, saúde materna, saúde sexual e reprodutiva, sistemas de saúde e, atualmente, prevenção do uso de drogas em adolescentes.

Mestrado

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Tiradentes (2015) e especialista em Emergência Clínica pela Residência em Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Atualmente está cursando mestrado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com projeto de pesquisa sobre avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas entre escolares. Bolsista Capes.

Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas e bacharelado em Biologia do Organismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Botucatu), com TCC em "Transtornos Mentais Menores em Estudantes Universitários". É aluno de mestrado no PPG de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP, onde desenvolve pesquisas sobre efetividade de programas escolares de prevenção do bullying e do uso de drogas. Possui também experiência em pesquisa na área da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Cultura Escolar. Bolsista Capes.

Coordenadora

Zila M. Sanchez é professora do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), servidora pública federal da carreira do magistério superior. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela USP, mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência pela UNIFESP. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, em Antropologia Social e Cultural e foi post-doctoral fellow em Epidemiologia na Michigan State University, nos EUA, tendo realizado cursos complementares em epidemiologia e bioestatística na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Columbia University. É professora-orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da mesma instituição. Responsável por auxílios à pesquisa na FAPESP, CNPq, Ministério da Saúde e UNODC (ONU). É autora de mais de 80 artigos científicos indexados, editora associada dos periódicos PLOS One e BMC Public Health, assessora ad-hoc de 5 agências de fomento à pesquisa (estaduais e federais) e revisora de mais de 30 periódicos indexados. Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo dos fatores associados ao abuso de álcool (binge drinking) e outras drogas por adolescentes e jovens adultos, além da avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Alessandra Aparecida da Silva Menezes

É Mestre em Ciências - Matemática pelo IME/USP, atualmente ocupando o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Medicina Preventiva (DMP) da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com vínculo principal na área de Epidemiologia e Bioestatística. Presta assessoria técnico-pedagógica ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do DMP-EPM/UNIFESP e auxilia a Comissão de Ensino de Graduação (CEG) do DMP-EPM/UNIFESP nas avaliações das unidades curriculares pelos discentes. Assume funções docente, atuando principalmente no ensino de análise de dados com auxílio do Programa R (gratuito).

Camila Wanderley Lopes de Oliveira

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Tiradentes (2015) e especialista em Emergência Clínica pela Residência em Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Atualmente está cursando mestrado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com projeto de pesquisa sobre avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas entre escolares. Bolsista Capes.

Camila Vieira Mendes

Aluna da graduação em medicina da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM - UNIFESP). Integrante do projeto social de combate ao estigma da hanseníase e, junto ao Departamento de Medicina Preventiva, realiza iniciação científica avaliando a legislação brasileira sobre álcool.

Júlia Dell Sol Passos Gusmões

Bióloga (UNIFAL) e mestre em Saúde Coletiva (UNIFESP). Estudou o efeito do Programa #Tamojunto na prevenção do bullying praticado por estudantes em escolas brasileiras. Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo e sua pesquisa visa a analisar a influência da fidelidade de implementação nos efeitos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em escolas da cidade de São Paulo. Bolsista CAPES.

Juliana Augusta Plens de Moura Garcia 

Graduada em Medicina (2010) e especialista em Psiquiatria (Residência médica) pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM). Atualmente desenvolve pesquisa  sobre saúde mental e  avaliação de resultados de programas de prevenção entre escolares.

Juliana Yurgel Valente

Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), especialista em Dependência Química pela Fundação de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista em psicoterapia da infância e da adolescência (CEAPIA) e psicoterapia de orientação analítica para adultos (UFRGS/CELG).  É mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP). É pesquisadora no campo da prevenção ao uso de drogas com ênfase no papel da parentalidade como fator de proteção e na avaliação de programas de prevenção ao uso de drogas em escolas. Também tem voltado seus estudos para uso de técnicas estatísticas de modelagens de equações estruturais e suas aplicações no campo da prevenção ao uso de drogas. Bolsista FAPESP.

Larissa Ferraz Reis

Psicóloga (UNIFACS), Mestre em Saúde Coletiva (UNIFESP) e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Sua tese investiga o comportamento sexual de risco entre adolescentes brasileiros e sua associação com o consumo de drogas e os estilos parentais, a partir de análises secundárias de um ensaio controlado randomizado de avaliação de um programa escolar de prevenção. Atualmente realiza doutoramento-sanduíche na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health com bolsa CAPES de estágio internacional. Especialista em Psicologia Hospitalar pela UNISAOPAULO. Atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) em estudos sobre o crack. Possui experiência em psicologia clínica.

Mireille Coêlho de Almeida

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  Psiquiatra do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM. Mestrado e Doutorado (em andamento) pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Academia Americana para Transtornos Alimentares (Academy for Eating Disorders - AED). Sua pesquisa de doutorado envolve a avalição dos efeitos moderadores de sintomas psiquiátricos no efeito do programa #Tamojunto 2.0 na prevenção do uso de drogas.

Patrícia Paiva de Oliveira Galvão

Nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen) e mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente realiza doutorado em Saúde Coletiva na UNIFESP, tento como principal linha a pesquisa o efeito de programa de prevenção escolar em aspectos da imagem corporal, transtornos alimentares e uso de drogas. Realiza atividades gerenciais de projeto de pesquisa em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UNIFESP.

Rodrigo García-Cerde

Licenciado em antropologia social pela Universidade Autônoma do Estado de Morelos, México; Mestre em Saúde Pública e Epidemiologia pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do México e atualmente é doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo, participando de programa PAEC-OEA. Trabalhou como professor universitário lecionando em disciplinas de estatística básica, introdução à Antropologia e metodologia qualitativa para alunos de Antropologia Social. Os temas que tem trabalhado como pesquisador são: migração e saúde, discriminação a grupos vulneráveis, HIV, saúde materna, saúde sexual e reprodutiva, sistemas de saúde e, atualmente, prevenção do uso de drogas em adolescentes.

Valdemir Ferreira Júnior

Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas e bacharelado em Biologia do Organismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Botucatu), com TCC em "Transtornos Mentais Menores em Estudantes Universitários". É aluno de mestrado no PPG de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP, onde desenvolve pesquisas sobre efetividade de programas escolares de prevenção do bullying e do uso de drogas. Possui também experiência em pesquisa na área da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Cultura Escolar. Bolsista FAPESP.