Quem somos

O Previna (Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas), vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, atua na produção e disseminação de conhecimento científico e ações de extensão universitária no campo da prevenção ao uso de drogas e violência, com ênfase na adolescência. Nos últimos anos, o grupo se especializou na avalição de programas governamentais de prevenção ao uso e abuso de drogas e demais comportamentos de risco do adolescente e na defesa da disseminação de ações e informações baseadas em evidências científicas.

Atuam no núcleo alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, além de professores da referida Instituição. A equipe é coordenada pela Profa. Zila Sanchez, professora livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva.

Visando traduzir o conhecimento científico de forma que ele possa atingir os diversos setores da sociedade que trabalham na prevenção ao uso e abuso de drogas e, também, a população geral, este site foi elaborado e tem como objetivo disponibilizar dados epidemiológicos e outras informações de qualidade no campo do estudo das drogas para a população geral, de forma clara e com linguagem acessível, visando amparar ações de prevenção e políticas públicas no Brasil.