Copyright © 2019. Todos os direitos são reservados ao Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas (Previna). O conteúdo deste site é protegido pela Lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais.

Quem somos

O Previna é um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), referência em estudos sobre o uso de álcool e outras drogas no Brasil. As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo englobam prioritariamente epidemiologia e prevenção do uso de drogas, com ênfase em avaliação de programas de prevenção e identificação de fatores de risco e proteção entre adolescentes.

São ainda linhas de atuação do grupo estudos sobre comportamentos de risco entre adolescentes, como bullying/violência escolar e transtornos psiquiátricos, além de comportamentos de risco na vida noturna, com ênfase em “binge drinking” e políticas para a regulação do álcool.

Atuam no núcleo alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, além de professores da referida Instituição. A equipe é coordenada pela Profa. Zila Sanchez, professora livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva.

 

Este site possui o objetivo de disponibilizar dados epidemiológicos e outras informações de qualidade no campo do estudo das drogas, visando amparar ações de prevenção e políticas públicas no Brasil.