Programas de Prevenção Governamentais  

Em 2013, o Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), realizou tradução, adaptação cultural e implementação de três programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas que já haviam evidenciado resultados positivos em outros países: Unplugged, para adolescentes de 10 a 14 anos em escolas do ensino fundamental II, Good Behavior Game, para crianças de 6 a 10 anos do ensino fundamental I e Strengthening Families Program, que tem como foco as famílias de adolescentes de 10 a 14 anos, que pode ser implementado em escolas, unidades de saúde e centros comunitários.


Ao longo dos anos, estes programas foram sendo avaliados por universidades federais brasileiras e adaptados de acordo com os resultados avaliativos, visando garantir a efetividade. Desde 2018 os programas possuem os seguintes nome: Tamojunto 2.0, Elos 2.0 e Famílias Fortes. Os dois primeiros seguem sob responsabilidade do Ministério da Saúde e o último passou a ser gerido e disseminado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Para mais informações sobre a trajetória dos programas no Brasil clique aqui.

Para baixar os manuais para implementação clique nas imagens de cada programa. 

# Tamojunto 2.0

TJ.jpg

O #Tamojunto 2.0 é um programa escolar de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvido com o propósito de evitar o uso destas substâncias por adolescentes. Este programa é uma adaptação brasileira do programa Europeu Unplugged, desenvolvido pelo European Drug Addiction Prevention Trial (EU-Dap).  O programa é baseado em evidências no “Modelo Influência Social Global”, que busca desenvolver habilidades pessoais entre adolescentes, que os ajudem a manejar as influências sociais, o pensamento crítico diante das crenças normativas e o conhecimento acerca das drogas. O #Tamojunto 2.0 é destinado a adolescentes de 13 a 14 anos e é organizado em 12 aulas semanais com duração de 1 hora, durante 3 meses. O programa é usualmente aplicado em escolas, aos estudantes de oitavo ano do ensino fundamental II.

Programa Elos

Elos_edited.jpg

O Programa Elos é um programa de prevenção escolar destinado à crianças de 6 a 10 anos, sendo ele uma adaptação cultural do programa norte americado Good Behavior Game. O objetivo do programa é promover a saúde mental e prevenir e/ou reduzir comportamentos disruptivos ou agressivos através da promoção de interações cooperativas e democráticas entre professores e alunos. Ao atuar em fatores precoces de risco e proteção para o uso de drogas, o pograma pretende a longo prazo atuar na prevenção do uso de drogas. O programa fornece um treinamento para os professores que atuam por meio da gestão dos comportamentos na sala de aula e estabelecimento de contingências de cooperação.   

Famílias Fortes

FF.jpg

O Programa Famílias Fortes (PFF-BR  10-14) é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais, Ao fortaler fatores de proteção e reduzir os riscos oprograma pretende reduzir comportamentos de problemáticos na adolescencia como uso de drogas e agressividade. 

 

Para acessar o Curso para os facilitadores do Famílias Fortes, disponível no site do governo federal, clique aqui.