A importância de unir esforços para trabalhar em prol da construção de uma Cultura da Prevenção

Por Juliana Valente



Uma revista internacional, referência na área da ciência da prevenção chamada Prevention Science, lançou recentemente uma edição especial focando exclusivamente na importância de promover a “Cultura da Prevenção” a nível mundial e com especial foco em países de baixa e média renda. Trata-se de um conjunto de artigos que relatam experiências desenvolvidas em diversos países com o objetivo de criar e reforçar a “Cultura da Prevenção” tanto entre gestores, profissionais que implementam as intervenções quanto na população em geral.

O termo “Cultura da Prevenção” pode ser definido como as normas, valores e crenças da população acerca da promoção global da saúde, bem como a abertura paraadotar práticas preventivas baseadas em evidências. Nesse sentido, os exemplos destacados nessas publicações dizem respeito a importância da condução de treinamentos para gestores e trabalhadores com foco na modificação de crenças relacionadas à implementação de ações preventivas baseadas em evidência científica, bem como a importância de se estabelecer uma rede de suporte para que essas ações consigam ser implementadas. Destaca-se ainda a relevância de se trabalhar em parceria com as lideranças comunitárias locais com o objetivo de desenvolver propostas que façam sentido para a comunidade em questão e que possam ser sustentadas a longo prazo.

A mensagem central é ressaltar a importância de investirmos em pesquisas que consigam indicar ferramentas que orientem a criação dessa Cultura preventiva baseada em evidências científicas. Atualmente, já existem diversas intervenções preventivas comprovadamente eficazes para redução de diversos comportamentos nocivos. No entanto sem uma cultura da prevenção estabelecida, o que se observa é uma dificuldade muito grande de traduzir essas evidências em ações, fazendo com que sigamos investindo em estratégias que não possuem efeito algum.


Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33188498/