top of page

Ministério da Saúde disponibiliza mapa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Por Júlia D. Gusmões


A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é responsável pelo estabelecimento de pontos de atenção no atendimento de pessoais com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, garantindo a livre circulação delas, conforme previsto na Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Dentre as diretrizes da RAPS, constam: respeito aos direitos humanos, promoção da equidade, garantia de entrega de serviços com qualidade, ênfase em serviços de base territorial e comunitária com participação e controle social dos usuários e de seus familiares, organização dos serviços em Redes de Atenção à Saúde (RAS) regionalizadas, e desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Integram a RAPS diferentes equipamentos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS); Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); Consultório na Rua; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); Unidades de Acolhimento (UAs); SAMU 192; e Unidades hospitalares de atenção à urgência. Para facilitar a localização desses equipamentos, o Ministério da Saúde disponibilizou um mapa da RAPS do território nacional, que pode ser acessado por qualquer cidadão em busca dos serviços. Neste mapa pode-se encontrar os locais para tratamento de alcoolismo e outros transtornos por uso de drogas.

Para acessar o mapa, clique aqui. E, para maiores informações, é possível contatar a Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas através do e-mail: saudemental@saude.gov.br, dos telefones: +55 (61) 3315-9144/9140/9143, ou pelo site www.saude.gov.br/mental.



bottom of page