top of page

Saúde Mental e a Pandemia Covid-19

Por Patrícia Galvão


A pandemia de Covid-19 tem implicações alarmantes para a saúde individual e coletiva e para o funcionamento emocional e social, uma vez que tem gerado estresse, depressão, irritabilidade, insônia, medo, confusão, raiva, frustração e tédio, em todas as camadas da população, nas mais diferentes faixas etárias e profissões.


Os motivos estressores específicos incluem maior duração do confinamento, suprimentos inadequados, dificuldade em obter assistência médica e medicamentos para diversas doenças, as perdas financeiras e as mensagens conflitantes do governo e das autoridades de saúde sobre a Covid.


Além disso, à luz da crescente crise econômica e numerosas incertezas em torno dessa pandemia, ideação suicida pode emergir. Desta forma, a necessidade de alerta para consulta imediata com um profissional de saúde ou encaminhamento para tratamento de possíveis problemas psiquiátricos de emergência e hospitalização.


Assim, dado que a maioria dos casos do Covid-19 será identificada e tratada em estabelecimentos de saúde por trabalhadores com pouco ou nenhum treinamento em saúde mental, é imperativo que a avaliação e a intervenção para preocupações psicossociais sejam administradas nesses locais. Educação e treinamento sobre questões psicossociais devem ser fornecidas aos líderes do sistema de saúde, socorristas e profissionais de saúde, visto que a demanda tende a crescer e colocará vidas em risco.



Fonte: Pfefferbaum e North, 2020

bottom of page